Erros mais comuns ao cuidar dos cabelos cacheados e crespos

Olá, leitores de plantão!

Já tem muita gente por aí falando sobre cuidados com as madeixas, técnicas de finalizações, hidratações para nossos cachos e afins. Não! Isso não é ruim (inclusive ainda posso vir a falar disso tudo ou mais por aqui!), porém que tal falarmos agora sobre nosso cuidado dia a dia com os fios?

Tem sido recorrente cuidar dos cabelos. Mas de vez em quando pensamos que estamos cuidando e na realidade estamos maltratando nossa cabeleira. Já parou pra pensar se já errou ao cuidar dos seus cabelos? Se sim, buscou ajuda? Perguntou a alguém se o que havia feito com seus fios estava correto? Essas são questões importantes caso haja dúvidas no cuidado com os cabelos.

Bom, existem muitos erros que cometemos, mas vou citar aqui os mais comuns e que até sem querer fazemos e que a partir de agora espero que nenhum de nós erremos mais, okay?

hidratacao-para-cabelos-cacheados-com-oleo-de-ricinoimagem: Google

  • “Eu lavo o cabelo todos os dias!”: Mesmo que o seu cabelo seja oleoso, pode ser prejudicial lavá-lo todos os dias – tanto aos fios quanto ao couro cabeludo. Além de modificar o Ph do cabelo, impede que os óleos produzidos naturalmente pelo nosso corpo permaneçam nos fios. Então é importante uma pausa de no mínimo 1 dia entre as lavagens – 3 lavagens por semana já é muito.
  • “Cabelo bem cuidado é cabelo molhado!”: Não! Cabelo bem cuidado não necessariamente pede água para ajeitar os fios “rebeldes” – seja em borrifadas ou uma passadinha de mãos molhadas sobre os fios. Evite molhar o cabelo fora do momento da lavagem. O cabelo, quando molhado, se encontra em seu potencial máximo de elasticidade e isso em excesso o deixa frágil e fácil de quebrar.
  • “Cabelo arrumado é cabelo preso!”: Não! Não confunda cabelo arrumado com cabelo preso. Prender o cabelo tem de ser uma opção e não uma obrigação.
  • “Quanto mais creme, melhor!”: Socorro! Usar muito creme é tão ruim quanto não usar um creme finalizador. Cabelo com muito creme fica com aspecto sujo e faz com que os fios pesem, impedindo os cachos de se formarem corretamente, além de dificultar a secagem dos fios produzindo danos como mofo e quebra.
  • “Não acho necessário hidratar meu cabelo.”: Ei! É necessário hidratar o cabelo sim – claro, se quiser ter um belo cabelo cacheado ou crespo você valorizará a hidratação. Investir em hidratações semanais com produtos específicos deixarão seu cabelo melhor e assim os finalizadores terão o efeito realmente esperado. Não permita que a preguiça ou a falta de vontade te impeça de cuidar dos seus cabelos. Obs.: muitas pessoas não gostam de cuidar do cabelo e acham que os finalizadores resolverão seus cabelos e oh…não é nada disso aí hein!

 

Cabelos cacheados e crespos são volumosos, assimétricos, ressecados e delicados; tais fatores são características e não defeitos! Inclusive se você enxergou algum desses fatores como defeito, acabou de demonstrar que há de sua parte a não aceitação e a busca incessante por corrigir o que sequer deve ser encarado como correção e sim como cuidados adicionais.

E cuidados adicionais não são difíceis. O difícil é não cuidar! Um exemplo é a hidratação: hidratar os cabelos será difícil se a pessoa buscar um tratamento que acabe definitivamente com o ressecamento dos fios. Sempre será difícil se o objetivo for eliminar aquilo que é a característica própria do seu cabelo.

Bora tentar não cometer esses erros e força na peruca! Ops, nas madeixas!

 

Beijo, abraço e aperto de mão!

Naná Campos

fb.com/nanacamposart

instagram: @nanacamposart

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s