Alisamento X cabelo natural

progressiva

Olá, olá, olá!

Você já alisou o cabelo? Já passou por transição capilar (do cabelo liso para o cacheado/crespo)? Já pensou se quando acabar a “moda” dos cabelos cacheados e crespos você vai alisar seu cabelo novamente?! Há ainda um tabu em falar de alisamento, transição, cabelo cacheado/crespo e acho necessário falarmos disso.

Para você que alisa o cabelo: já parou pra pensar porque você o alisa? Um dos principais motivos de alisarmos o cabelo é porque – segundo os padrões de beleza impostos pela cultura de nossa sociedade – é higiênico, socialmente aceitável, supostamente mais fácil de cuidar, arrumado. Mas esse fato não te faz pior e nem melhor que ninguém, okay?

A ideia principal é rasgar os padrões de beleza e destruí-los, então sempre defenderei a liberdade e autonomia de usarmos nosso cabelo da maneira que quisermos – seja alisado ou natural.

progressivaaaaa

Alisar pode danificar os cabelos?

Geralmente muitos procedimentos de alisamento são à base de ativos fortíssimos que além de serem superagressivos para os fios, também são prejudiciais à saúde, por isso todo cuidado é pouco! Formol jamais! Procure um profissional de sua confiança e ele lhe indicará a química mais adequada para o seu cabelo, certo?

Já faz tempo que ouvimos falar que cabelo liso é prático e bem mais fácil de cuidar e essa ideia motivou várias pessoas a alisar seus cabelos né? Maaaaas na realidade não é tão mais prático assim. É só partimos do pensamento de que todo cabelo requer cuidado. Já viram quantos tratamentos existem pra cuidar do cabelo natural? Agora imaginem um cabelo com química! Pois é…

O tratamento deve ser dobrado, porque o cabelo alisado sofre uma transformação e ele precisa ficar bem tratado até a próxima química e manter um aspecto saudável, afinal, não está em sua forma natural. Para manter cabelos lisos, geralmente usa-se fonte de calor como secador e a chapinha (Tem uma galera viciada em chapinha. Cuidado!).

Depois disso tudo, podemos dizer que cabelo liso é mais prático? Acho que não, né?

negra

morenabranca

Voltando à autonomia, lembre-se que o cabelo está na sua cabeça e escolher alisá-lo não te faz uma pessoa ruim, feia, fora de “moda” ou até mesmo inferior às que tem o cabelo cacheado ou crespo. E assumir o cabelo natural vai além da estética – eu considero um ato de resistência. Mas não permita que nenhuma pessoa lhe diga como usar o seu cabelo. Vale a sua autoestima elevada. Exercite sua autonomia!

Espero que tenham gostado da publicação. Até a próxima!

Beijo, abraço e aperto de mão!
Naná Campos

Imagens: Google

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s